Botox
A Toxina Botulínica, conhecida por disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto, é utilizada também no tratamento odontológico para a resolução dos casos de sorriso gengival, tratamento do bruxismo e dores de cabeça de origem odontológica, dentre outros. A toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum é famosa por ser utilizada com sucesso na correção de rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando realizamos movimentos mímicos. O nome comercial Botox® (Allergan) é o mais comum, pois foi a primeira toxina botulínica a ser comercializada. Hoje, no Brasil, existem outras marcas comerciais como DYSPORT, PROSIGNE e XEOMIN, tão eficazes quanto o Botox®. O efeito da aplicação começa a ser percebido após 48 - 72 horas, e tem o pico máximo após 15 dias, quando estabiliza.
Bruxismo ou Apertamento dos dentes
A toxina botulínica ajuda tanto os pacientes que rangem quanto os que apertam os dentes. A substância é aplicada de cada lado da face, nos principais músculos da mastigação, para fazê-los perder a força excessiva. É um tratamento novo que vem apresentando excelentes resultados, ideal para quem não quer mais dormir com a placa protetora nos dentes. O tratamento também é usado para casos de disfunção de ATM e dor orofacial.
Sorriso Gengival
Para quem busca um sorriso perfeito, o Botox® também pode ajudar. Pacientes que ao sorrirem mostram a gengiva em excesso – chamado sorriso gengival – podem fugir da cirurgia em alguns casos. Com uma pequena aplicação de cada lado da face, o músculo responsável pela elevação do lábio superior recebe um bloqueio químico e tem sua atividade diminuída. Além disso, não há perda de sensibilidade no lábio superior, nem a sensação de face paralisada.
Ronco
A toxina botulínica também pode ser aplicada para relaxar a musculatura do palato mole, facilitando a passagem do ar durante o sono, minimizando o ronco. Trata-se de um tratamento conservador, que não causa incômodo. Pode ser associado a outros tratamentos para apneia e ronco, como por exemplo, o uso de aparelhos intra-orais.
Duração do tratamento
Assim como acontece quando usado para fins estéticos, a toxina botulínica na Odontologia também tem duração máxima de seis meses e precisa ser reaplicado para continuidade do bom resultado. O efeito do tratamento pode variar de pessoa para pessoa, e numa mesma pessoa em relação ao músculo paralisado. Em músculos potentes e com muita atividade, a durabilidade do efeito é pequena (1 a 3 meses). Uma vez finalizado o efeito, pode-se aplicar novamente a toxina, após 4 meses. A continuidade do tratamento ao longo dos anos faz com que a duração do efeito seja maior.
Contra-indicações
A aplicação de toxina botulínica está contra-indicada em pacientes gestantes e que estejam em fase de amamentação. Outra contra-indicação importante é nos casos de portadores de doenças que afetam os músculos como, por exemplo, a esclerose lateral amiotrófica. Deve-se também evitar o uso em pacientes alérgicos à albumina (proteína do ovo), pois ela está presente na composição da maioria das marcas comerciais de toxina.
Na Odontologia, a toxina botulínica foi devidamente regulamentada para uso pela Resolução 112/11 do Conselho Federal de Odontologia – CFO – desde setembro de 2011
Nosso consultório possui profissional habilitado para uso da Toxina Botulínica. Consulte-nos!
FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS
PREENCHA O FORMULÁRIO E AGENDE SUA CONSULTA
WHAT'SAPP (12) 98156-6808
Entraremos em contato o mais breve possível para confirmarmos sua consulta. Suas sugestões de horários serão analisadas e se possível ajustaremos nossa agenda para poder atendê-lo.